Custou para mim ou para eu acreditar?

terça-feira, 12 de maio de 2009

Apesar de o Word corrigir a frase "Custou para mim acreditar nela" para "Custou para eu acreditar nela", o uso de mim está adequado ao padrão culto da língua. O pronome eu exerce a função sintática de sujeito. Para se descobrir qual o sujeito de um verbo, basta ao aluno perguntar a ele: "Que(m) é que .......?" Por exemplo:

  • Eu fiz o trabalho ontem.
    Pergunta: Quem é que fez o trabalho ontem?
    Resposta: eu = sujeito do verbo fazer.


  • Façamos o mesmo exemplo com a frase apresentada:

  • Basta para mim ter Teté ao meu lado.
    Há dois verbos: bastar e ter. Analisemos o verbo bastar:
    Pergunta: Que é que basta?
    Resposta: ter Teté ao meu lado = sujeito do verbo bastar.


  • Observe que o sujeito do verbo bastar é uma oração, pois onde houver verbo haverá uma oração. O sujeito representado por uma oração se chama oração subordinada substantiva subjetiva (OSSS).

    Num período, há a chamada ordem direta, que é a colocação do sujeito no início da oração, com o verbo logo após ele. Se a frase apresentada for escrita em ordem direta, ou seja, se a oração subordinada substantiva subjetiva iniciar o período, haverá a seguinte frase: "Ter Teté ao meu lado basta para mim". Percebeu como o adequado é usar mim mesmo?

  • Para mim basta ter Teté ao meu lado.
  • Ter Teté ao meu lado basta para mim.
  • Para mim, ter Teté ao meu lado basta. [a vírgula é optativa]
  • Basta para mim ter Teté ao meu lado.


  • Sempre que houver bastar, custar, faltar ou restar e, no mesmo período, houver outro verbo no infinitivo, este não poderá ser flexionado, ou seja, sempre ficará invariável. Veja alguns exemplos:

  • Basta para os alunos estudar todos os dias.
  • Basta para eles estudar todos os dias.
  • Basta para nós estudar todos os dias.


  • Isso ocorre porque os alunos, eles e nós não exercem a função de sujeito de estudar, e sim a de complemento do verbo bastar (objeto indireto).

    A frase apresentada, portanto, deve ser assim corrigida:

    Fonte

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